quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ILHÉUS NA IDADE DA PEDRA


Desde que o governador da Bahia sancionou a lei de privatização dos cartórios em toda Bahia, o que era “purgatório” virou o “inferno”. Em Ilhéus praticamente todos os cartórios continuam no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, ou seja, tudo como era antes ou pior.

Foi muito fácil, o governador aumentar as taxas ou tarifas dos serviços, para atender os cartórios que quiseram se tornar privados, só que esse mesmo governo adotou as mesmas medidas para os cartórios públicos, ou seja, estamos pagando mais caro por um serviço “capenga”.

Vale ressaltar, que esta situação nada tem a haver com os funcionários públicos, que lá estão, pois são uns abnegados cumprindo fielmente como podem os serviços, com um corpo funcional bem aquém do necessário. Por isso, fazem de tudo para atender a população, mas às vezes o cidadão na sua maioria não entende isso, e querem culpar estes servidores, quando na verdade a culpa cabe exclusivamente ao Estado, que não realiza concurso para provimento de vagas e completar o quadro funcional, ficando sempre em promessas.

A população de Ilhéus em sua maioria sempre aceita tudo isso, sem reclamar nas instâncias competentes, ficando apenas nas reclamações e xingamentos dentro e fora dos cartórios, como se os servidores estaduais, fossem os responsáveis por esta situação.

Bom, deixemos Ilhéus na “Idade da Pedra” e partamos para a nossa vizinha cidade de Itabuna, que saiu na frente, como sempre, e muitos cartórios privatizados já estão funcionando fora do Fórum Ruy Barbosa. Dentre eles, citamos o Tabelionato Alice Lima – 1º Ofício de Notas. Lá vocês têm todos os serviços e vão pagar as mesmas taxas/tarifas de Ilhéus.

Pude observar, que se trata de um tabelionato de 1º mundo, onde tudo é informatizado, em um ambiente climatizado com direito a tapete vermelho, e vários funcionários para atendimento. Em menos de dez (10) minutos, abri uma “Firma”, com direito a foto e assinatura digital, pagando a taxa tabelada para toda Bahia, que é de R$ 4,00 (quatro reais).

Diante disso, levamos ao conhecimento daqueles ilheenses que queiram e possam se deslocar até Itabuna, que este tabelionato, e acredito que assim também são os outros, que não conheci, realizam dentre outras coisas: Abertura e Reconhecimento de Firma, Autenticação, Procuração, Escritura Pública, Divórcios, etc.

Não sou “garoto propaganda” deste tabelionato, mas estou cumprindo meu dever de cidadão, informando aos que ainda não tinham conhecimento, destes serviços aqui tão perto de nós. Ele está localizado na Rua Almirante Tamandaré, 431 – térreo/Itabuna – Tel.: (73) 3215-0858, próximo ao Jardim do “O” e a Igreja Universal.

Serviço de Utilidade Pública.

Rezende  

José Rezende Mendonça jrezendemendonca@gmail.com